Diferença entre açúcar de confeiteiro e açúcar impalpável

A confeitaria especializou-se tanto que, ao longo dos tempos, criou novos produtos.

Cozinhar é uma ciência. Quem gosta de fazer esse tipo de coisa, precisa conhecer bem os tipos de produtos que o mercado oferece. Isso ajuda a não errar nas receitas. O açúcar é um ingrediente vital na produção de doces. Do processo de fabricação do açúcar, origina-se vários tipos de açúcar.

Vários termos realmente geram dúvidas, especialmente, por que a própria indústria, muitas vezes, usa de maneira equivocada e confunde o próprio consumidor. Esse é o caso dos tipos de açúcar que existem no mercado.

Leia também

Entender os termos da gastronomia, faz com que possamos usar os ingredientes sem medo. E, muitas vezes, até descobrimos que pode não fazer tanta diferença em usar um ou outro tipo de açúcar para determinadas receitas, por exemplo.

Açúcares usados por confeiteiros

O açúcar de confeiteiro e o açúcar impalpável são dois dos açúcares usados por confeiteiros e, principalmente, por aqueles que gostam de fazer belos e saborosos cupcakes. (Foto: Cook Think)

Qual a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar impalpável?

O açúcar de confeiteiro e o açúcar impalpável diferem-se no tamanho do grânulo de açúcar (cristal) e na composição.

O açúcar de confeiteiro é um tipo utilizado em padarias, confeitarias (e afins). Esse açúcar é caracterizado por possuir textura ultra-fina, muito branco e macio. Possui grau de granulação de pó, lembra talco. Dissolve-se muito rapidamente e não dá “pedras” de açúcar. Na prática, não vejo muita diferença na definição desse tipo de açúcar para o refinado. Concorda?

O açúcar impalpável possui até 3% de amido de milho em sua composição (tem pacote que 1%, outros 2%, depente do fabricante). Esse amido já vem misturado no pacote pela empresa fabricante. Esse açúcar também é muito usado em padarias, confeitarias e afins. O amido ajuda a tirar a umidade do açúcar e não deixa esse açúcar ficar unido. Há quem diga que ele é mais fino que o açúcar de confeiteiro, o que propicia uma mistura mais homogênea ainda. Com isso, ele não absorve a gordura do doce. Por isso, ele é ideal para jogar em cima de doces, coberturas (inclusive cobertura de cupcakes), glacês.

Açúcar impalpável sobre cobertura de cupcake

Açúcar impalpável polvilhado. Veja como ele dá uma textura única à cobertura, tornando ela ainda mais perfeita. (Foto: Wikimedia Commons)

No exterior, o termo açúcar de confeiteiro é o que é usado no lugar de açúcar impalpável. Ou seja, pelas bandas de lá, confeiteiro ou impalpável quer dizer um mesmo tipo de açúcar. E o confeiteiro é o que tem amido também.

A indústria alimentícia no Brasil tem usado muito a definição açúcar de confeiteiro para designar o açúcar impalpável. Já vi isso em vários sacos de açúcar. Na prática, só é preciso olhar se a composição possui amido de milho. Geralmente, se tiver, é impalpável.

Conseguimos até uma receita de açúcar impalpável. Veja abaixo:

Usar açúcar de confeiteiro ou impalpável?

A distinção entre o açúcar refinado e o açúcar de confeiteiro não é nítida mesmo no mercado e gera muitas confusões. Eu fico confusa várias vezes. Os consumidores se irritam com essa falta de clareza.

Quando uma receita pedir o impalpável, considere sempre que você deve escolher o que possui amido de milho na composição e que isso é um importante fator na receita.

Agora, em muitos casos, no meio de uma massa de cupcake, dá para usar esse, o de confeiteiro e o refinado… Vamos testar e experimentar, meu povo! Cozinha é pesquisa!

Quero saber o que você pensa! O que acha sobre essas definições? Possui alguma dica para definir melhor esses termos? Conte-me!

37 comentários para: “Diferença entre açúcar de confeiteiro e açúcar impalpável”

  • Luciana Santos.

    Show! Adorei a explicação e muito obrigada por tirar minha duvida.

    Responder
    • Marly

      Adorei saber como se processa o açúcar impalpável.
      Excelente vídeo.

      Responder
  • Adriane

    Em uma receita que pede açucar de comfeitero ou inpopavel vai fazer diverencia se usar quaquer um dos dois?

    Responder
    • Mulherdigital

      Adriane,

      Se você bater bem a massa (ou a cobertura), acredito que não fará tanta diferença. Um monte de gente que conheço usa o de confeiteiro no lugar do impalpável. É Uma substituição que dá certo sim! :)

      Responder
  • Nelza

    Puxa achei ótima! A explicação foi muito útil. Obrigada.

    Responder
  • Dora

    Sempre fiquei na dúvida sobre a diferença entre os tipos de açucares, porém sua explicação foi bastante esclarecedora, Parabéns e Obrigada!

    Responder
  • Angela

    Nossa valeu pela explicação, sou chefe de cozinha na Irlanda e estou me dedicando em bolos e doces, mas sempre tive essa duvida em relação ao tipo de açucar, e hoje fui checar no açucar daqui que o nome em Inglês e Icing Sugar, e para quem não sabe já vem adicionado o amido de milho, ou seja é o nosso açucar impalpavel. Muito obrigada pela dica.

    Responder
    • Claudia

      Obrigada Ângela. Tenho uma receita de bolo da Silikomart e pede icing sugar e caster sugar. Usarei o impalpável (icing sugar) e o de confeiteiro (Glaçúcar).

      Responder
  • Fabiana

    Texto simples e claro, além de excelente explicação, obrigada!

    Responder
  • Geovana

    Gostei muito das esplicacões nos esclarece muito.

    Responder
  • Ildiko

    Bom dia a todos. Obrigada pelo esclarecimento.
    Agora, sabe o que eu fiz outro dia? Fiz glace real em casa, com o po de merengue, e no lugar do açucar solicitado na receita, eu bati no meu moedor de cafe, açucar cristal! Ficou tão pó, que voava mais que talco! Ficou uma beleeeeeeza! Eh que eu não tinha o refinado em casa, e usei o cristal moido. Beijos e obrigada.

    Responder
  • Maria

    Você me tirou uma duvida muito importante. Obrigada.

    Responder
  • Lilian

    Oi! Gostei muito da explicação, mas infelizmente ainda tenho uma duvida…a minha receita de alfajor pede amido de milho e açucar confeiteiro, tenho medo de usar só o impalpavel, pois pelo que li ele pode substituir os dois. Se puderes me responder, agradeço e muitoo. Bjus

    Responder
    • Mulherdigital

      Lilian,

      Você deve usar aquele que está descrito na receita. Realmente, nunca ouvi falar sobre o açúcar impalpável substituir o açúcar de confeiteiro e o amido de milho (esses dois ingredientes) em qualquer receita. Geralmente, o açúcar impalpável substitui apenas o açúcar de confeiteiro. O amido de milho é uma farinha derivada do milho e não há como usar unicamente o açúcar quando a receita pede os dois ingredientes. Verifique com carinho a sua receitinha. Que tal? Espero tê-la ajudado.

      Site iCupcake

      Responder
  • Ana

    Adorei a explicação valeu mesmo!

    Responder
  • Luzia

    Adorei a explicacão sempre me confundia

    Responder
  • Cleuza

    Foi ótimo a explicação eu tinha dúvida sobre, agora tudo esclarecido Obrigado.

    Responder
  • Maria de Lourdes

    Olá boa noite.
    Amei a explicação, obrigado por toda informação.
    Valeu, muito grata mesmo.
    Lourdes

    Responder
  • Nicoly

    Adorei a explicação.

    Responder
  • Francisca. Melo

    Amei a explicitação, tirou minha dúvida. Mt obrigada! Grande beijo.

    Responder
  • Lucia

    Obrigada tirou minha duvida, gostei da explicação

    Responder
    • Mulherdigital

      Lúcia,

      Obrigada pelo comentário carinhoso!

      ICupcake.

      Responder
  • Majory

    Puxa gente, obrigada, queria saber se derretia e consegui esclarecer minhas dúvidas com o post! Belo post!

    Responder
  • Bárbara Cibele

    Pode fazer chantilly com açúcar impalpável?

    Responder
    • Mulherdigital

      Bárbara,

      Obrigada por seu comentário. Nunca fiz, mas imagino que deve dar certo do mesmo jeito. Cozinha é experimentação, né? Muitas vezes, precisamos arriscar e ver o que vai dar. E, nessa experiência descobrimos resultados excelentes! Conte-nos depois sobre como decidiu fazer e se conseguiu. A experiência de nossos leitores é sempre muito importante!

      Até mais, querida!

      Responder
  • Manuela

    Olá. Vi uma receita que pede açúcar refinado para fazer a massa de um cupcake. Gostaria de saber se eu poderia usar o de Confeiteiro, pois foi o que eu acabei comprando.

    Responder
    • Mulherdigital

      Manuela,

      Pode usar sim! Dá certo do mesmo jeito! Não se preocupe! :P

      Responder
  • Roberta

    Para banhar os Bem Casados é preciso de açúcar de confeiteiro, só que acabei comprando o impalpável, será que dá certo?

    Responder
    • Mulherdigital

      Roberta,

      Você deve seguir o açúcar indicado na receita. Já vi calda com açúcar de confeiteiro, açúcar refinado, açúcar cristal. O povo faz calda de tudo e dá certo! Não sei dizer com certeza, mas imagino que se colocar impalpável vai dar certo também. Segue como está na receita. ;)

      ICupcake

      Responder
  • Nice

    Nossa, bela explicação… Parabéns!

    Responder
  • Ana Maria

    Boa tarde!

    Fiz rosquinhas fritas, deixei escorrer bem o óleo, passei no açúcar de confeiteiro e depois de algumas horas ficaram meladas, eu teria que passa-las no açúcar impalpável para não melar?

    Responder
    • Mulherdigital

      Ana Maria,

      Obrigada por seu comentário! Você deve seguir a recomendação do tipo de açúcar que consta na receita. Geralmente, usam açúcar refinado. O que pode ter acontecido é que por causa do modo de fritar, as rosquinhas encharcaram de óleo. Geralmente, recomenda-se não fritar todos as rosquinhas de uma vez porque o óleo pode esfriar e encharca-los. Precisa ser frito em óleo bem quente!

      Ana, depois, volte aqui para contar se você refez a sua experiência com as rosquinhas e o açúcar e se deu certo! É Sempre bom compartilhar experiências culinárias! ;)

      Equipe iCupcake

      Responder
  • Nilza

    Adorei muito obrigada por esclarecer.

    Responder
  • Ariane

    Achei ótima a definição. Vou fazer o teste c os dois e depois falo pra vocês! Bj

    Responder
  • Carla Lopes

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso fazer o glacê mármore simples com o açúcar impalpável?
    Aquele glacê que é só com gordura vegetal.?

    Responder
    • Mulherdigital

      Carla,

      Já vi receita desse glacê com açúcar de confeiteiro. Imagino que não deve ter nenhum problema fazer a substituição. Normalmente, a substituição para outros tipos de receitas dá certo. Cozinha é experimentação, né? Arrisque! Tente! Inove! Depois, volte aqui e nos conte se deu certo! Estamos curiosos! :)

      Equipe iCupcake

      Responder
  • Mayara

    Olá. Obrigada por sua explicação! Me tirou uma grande dúvida! Vou tentar fazer pasta americana e é o impalpavel que é pedido na receita. Tomara que dê certo!

    Responder

Deixe um comentário